Grupo de Estudo da obra “O Espiritismo na Arte” as reuniões serão realizadas,  no formato de sala de aula virtual (ciclo 2021).   
Os estudos iniciam dia 21/03/2021.
Caso esteja interessado fale conosco. 

JUSTIFICATIVA

 Já é plenamente reconhecido pelo Movimento Espírita Brasileiro, conforme consta em documentos oficiais da Federação Espírita Brasileira, “a importância da Arte como veículo de educação do espírito imortal e de divulgação da Doutrina Espírita”. Nesse sentido, faz-se relevante destacar inestimáveis considerações de estudiosos e de espíritos que do além túmulo, através de médiuns sérios e respeitáveis, nos vêm apresentar a grandiosidade do papel que a arte, à luz da Doutrina Espírita, pode desempenhar contribuindo para o progresso da humanidade.

Segundo Viana de Carvalho, “A arte tem como meta materializar a beleza invisível de todas as coisas, despertando a sensibilidade e aprofundando o senso de contemplação, promovendo o ser humano aos páramos da Espiritualidade”.[1]

Para Emmanuel, “a arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse ‘mais além’ que polariza as esperanças das almas.”[2]

Na visão de Léon Denis, “a beleza é um dos atributos divinos. Deus colocou nos seres e nas coisas esse misterioso encanto que nos atrai, nos seduz, nos cativa e enche a alma de admiração. A arte é a busca, o estudo, a manifestação dessa beleza eterna, da qual aqui na terra não percebemos senão um reflexo”.[3]

André Luiz, na obra Conduta Espírita, nos adverte que “A Arte deve ser o Belo criando o Bom”.[4]

Considerando, portanto, as orientações desses verdadeiros baluartes da Doutrina Espírita e amparados pelo que preconiza o Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro[5] para o quinquênio 2013 a 2017, na sua Diretriz 1, que trata sobre as sugestões de ações e projetos para a Difusão da Doutrina Espírita onde propõe a “Realização de amplo trabalho voltado (…) à promoção da Arte como uma manifestação cultural dos espíritas que se propõem a aliar os princípios e valores éticos e morais do Espiritismo às manifestações artísticas em geral, por meio da arte-educação, a serviço do bem e do belo” e tomando por base as Orientações para o uso da Arte na Atividade Espírita, conforme definidas na Resolução da Federação Espírita Brasileira nº 05/2014, sentimos a necessidade de implantarmos a Área de Arte Espírita na Sociedade Espírita Caminho, Verdade e Vida tendo como público alvo trabalhadores espíritas vinculados à arte e demais trabalhadores da Casa que se interessarem pelo tema.

OBJETIVOS

  •  Promover a difusão da Doutrina Espírita por meio da Arte, preservando a fidelidade doutrinária;
  • Desenvolver atividades de capacitação técnico-pedagógica e doutrinária dos trabalhadores do Setor de Arte Espírita garantindo a qualidade das atividades desenvolvidas;
  • Fomentar a utilização de atividades artísticas nos demais setores da Casa.
  • Participar de atividades de cunho espírita promovidas por outras instituições, quando convidados.

 AÇÕES E PROJETOS

 Ação 1 – Ensaios.

Ação 2 – Realização de saraus.

Ação 3 – Oficinas de técnica vocal e de teatro.

Ação 4 – Seminários sobre a Arte Espírita.

Ação 5 – Grupos de estudo.

Ação 6 – Participação nos seminários e eventos realizados pela Casa e por outras instituições.

Ação 7 – Campanha Permanente de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio – Projeto Cantando pela Vida.

[1] FRANCO, Divaldo Pereira. Atualidade do Pensamento Espírita, pelo espírito Vianna de Carvalho. Perg. 144. 3.ed., Salvador: Editora Alvorada, 2002).

[2] XAVIER, Francisco Cândido. O Consolador. Pelo espírito Emmanuel, questão 161. 14.ed. Rio de Janeiro: FEB.

[3] DENIS, Léon. O Espiritismo na Arte. 2ed. Rio de Janeiro: Publicações Lachâtre, 1994.

[4] ZANOLA, Renato. Arte e Espiritismo. Rio de Janeiro: CELD, 1996.

[5] Documento elaborado pela Federação Espírita Brasileira.

Depoimentos

Fazer parte do grupo de arte tem me permitido redescobrir o elo entre meu coração artístico e o divino, unindo o estudo da arte, das técnicas e da teoria, com os aprendizados do amor! Tem transformado meu modo de perceber e de realizar a arte na vida, porque agora não é mais possível deixar de ver arte em todo lugar. É um espaço onde posso partilhar minhas vivências de contemplação e minha ideia de criação artística. Poderia resumir essa experiência, pra mim, em: oportunidade amorosa de crescimento por meio do belo, do bom e do justo.
Anles
Jovem
Me sinto satisfeita em pertencer ao Jovens do Caminho. Para mim, o grupo é fonte de encontro fraterno, campo fértil para aguçar nossa percepção do belo e espaço seguro para entrarmos em contato com a vulnerabilidade que habita em cada um de nós. Afinal, quem nunca desafinou é porque ainda não tentou cantar, né? Nossas tardes são recheadas pelo senso de amizade, respeito mútuo, momentos para soltar a voz, os risos, a emoção, a vergonha e até as velhas ideias, aprender, confraternizar e celebrar a vida.
Carol
Jovem
Alegria..... Acolhimento..... Aconchego...... Entrega..... Ação...Essas palavras pra mim significam fazer parte do Grupo de Arte Jovens do Caminho. Uma família escolhida pelo coração que amo e gosto de cuidar, despertando em mim os sentimentos mais sublimes de companheirismo e coletividade. Oportunidade de descobrir a beleza em cada gesto, em cada sorriso, em cada olhar, em cada cantar... em cada mão que se estende pra mim, que segura a minha mão e segue comigo na caminhada que não é mais tão solitária. Juntos aprendendo a arte de conviver, Juntos aprendendo a arte de amar, Juntos aprendendo a arte de sonhar e juntos aprendendo a arte de construir um mundo mais belo e mais justo.
Geovana
Coordenadora
Estar inserido em um grupo é algo de importante aprendizado. Particularmente a mim é um processo delicado. Pois sempre fui excluído e grupos então, nunca consegui me encaixar. E fazer parte de um lugar onde você se sente à vontade de ser livre e poder voar para onde quiser, ir e vir, está sendo algo bastante positivo nesse processo de pertencimento a um lugar. É como ser um passarinho, voar em longas distâncias e poder ter um ninho para voltar. Além de ser um lugar onde tenho a oportunidade de voltar, ainda existe seres que me ajudam a me libertar dos espinhos que me prendem o corpo no voo livre pelo mundo afora. Olhar para esse ninho é como olhar para um recanto, onde todos podem cantar feito passarinho. E em piu, piu, piu para todo lado, consigo entender a Importância de voar juntos, para se tornar mais forte perante os perigos que nos ameaçam constantemente. Como diz o ditado, uma andorinha só, não faz verão.
Jone
Jovem
Fazer parte desse grupo maravilhoso me fez permitir SENTIR. Acredito que tenha sido o avanço íntimo mais importante. A vivência, a sensibilidade. Hoje sinto o amor, o compartilhar, o cuidar e o companheirismo. Hoje sinto Deus, sua misericórdia, sua presença. Hoje sinto a compaixão e a importância do trabalho graças a nossos encontros. Pois de nada adiantava somente o saber. Gratidão imensa a cada estudo que mergulhamos no amor de Cristo e nos inspiramos em cada ação. Nosso crescimento é mútuo e constante, que possamos espalhar essa doutrina acolhedora por onde andarmos. Sempre juntos no Caminho.
Júlia Tudela
Jovem
O Grupo de Arte é tudo de bom. É um grupo recheado de amor por espíritos muito amorosos, pessoas incríveis que sempre me acrescentam algo. Participar do grupo é incentivar-me a ser a melhor versão de mim mesma e cuidar do meu bem estar. Sinto-me renovada a cada encontro, pronta para conquistar uma nova semana, inundando-me de boas emoções e bons sentimentos, memórias e abraços. E aprendi a reconectar-me com o Divino através da Arte que nos envolve e acolhe. Cada história que tivemos juntos é uma benção e cada gesto de amor é Arte.
Lais
Jovem
Religião significa religar-se com Deus, e isto é um processo totalmente individual. Porém buscamos meios e ambientes para fazer isto. Quando alguém fala que você não pode mais frequentar, participar ou opinar dentro da casa do Senhor dá uma sensação de ser a pior pessoa do mundo. E leva um tempo para entender que aquela pessoa é como você: só uma pessoa em busca de aprendizado. Na minha busca de ambientes que me esclarecessem e me preenchessem de amor, encontrei a Sociedade Espírita Caminho Verdade e Vida. E de repente fui recebida, acolhida, orientada, e estava em um ambiente que me reconectava com Deus. Um lugar que me ensina diariamente o propósito da religião, do amor infinito do Cristo, e preenche com os ensinamentos da Doutrina Espírita.- Lá aprendi que Deus habita em mim,- Que o amor universal é uma energia capaz de vibrar em uma única sintonia, pois pessoas diferentes se encontram e todas passam a vibrar a mesma energia. – Que Espiritismo não é só falado e estudado. É ação diária.- Que a arte tem uma capacidade inimaginável de auxílio. Que juntos não aprendemos a ser forte, aprendemos a ter compaixão por um irmão-ladrão... A Sociedade Espírita Caminho Verdade e Vida está completando mais um ano, e eu faço parte, pois sou uma Jovem do Caminho, e como uma trabalhadora da Casa eu vibro por mais anos, por mais ensinamentos, por conduzir o Espiritismo através da arte e do amor de Jesus. Esta é uma conquista de todos, em prol da evolução individual e da expansão do Bem Universal.
Maju
Jovem
Eu sentia que não pertencia a lugar algum e por mais que essa seja uma questão existencialista que a própria filosofia aguça, encontrei no meu caminho pessoas que também diziam ter a mesma sensação. Uma, duas, três pessoas, me encontraram e disseram: “vamos até ali, tem um grupo de pessoas que é como a gente, você vai gostar!” Não fui, eu acho que já não acreditava mais, só estava aceitando o lugar que eu já me encontrava e que as coisas eram como eram. O tempo passou e um belo dia eu decidi despretensiosamente dar uma chance, era uma chance a um certo grupo, findou sendo uma chance a mim mesma e todo o meu “religare”, o ligar de novo o humano com o divino. Hoje entendo que dar uma chance foi um gesto de gentileza comigo mesma. Os sábados ganharam brilho, os outros dias também, no anseio da espera pelas tardes de sábado. Era realmente diferente, meus amigos tinham razão. Nos tornamos os Jovens do Caminho, aquele caminho que se caminha só e acompanhado e isso não se perfaz uma contradição. Lá aprendi que a música e a sensação que ela me causa é como um sopro que performa a existência divina, lá e aqui os abraços são sinceros, as conversas são gentis até quando dói, ali aprendi que a beleza está na voz, nos gestos nas lembranças, no ouvir, no observar, no refazer…. a arte está no belo, e o belo está nos nossos olhos.
Naiara
Jovem
Estar nesse grupo me religa a uma parte em mim que estava esquecida - a Arte. Tenho sido alimentada semanalmente com carinho, alegria, estudo, fé e solidariedade, quando juntos estamos! Aprendo e me reciclo! Troco energias, que mantém vivo o sentimento de amor que sempre tive pela música. Vê-los felizes, crescendo com suas conquistas me torna um ser melhor. GRATIDÃO!
Tânia Rangel
Coordenadora
Caminho Verdade e Vida. Chegou o último dia da semana, temos a arte, Abre o livro, estuda, observa e sinta. - Também é dia de preparo para Cantar pela Vida. A verdade que você colhe será aquela que se aprende, Não se tem pressa, não há atalhos. Têm-se a força do grupo unido, distante, mas, juntos. - Sento na cadeira, ouço o Som, sinto a vibração; As palavras boas que confortam o batimento cardíaco, As palavras boas que te fazem trabalhar. - Olho o entorno e vejo amigos. Tem aquela palheira do outro lado da rua, Tem o céu e seus limites que os olhos alcançam e abraçam, Tem a beleza de cada ser presente ... e não presente. - Leio o livro e aprendo algo. Aquelas palavras complicadas e cheias de significado: Cada frase, cada vírgula, cada segundo. - Consegue ouvir a voz do coração? É o conforto de se sentir em casa E o prazer de fazer o que gosta. - Faz-se tu, a ti, um instrumento que conduz essa paz? Deixo por essas escritas minha energia, e meu sentimento e meu caminho e minha verdade.
"Um(a) participante do grupo"
Jovem