Menu
O Estudo Reflexivo das Obras Básicas da Doutrina Espírita do Evangelho de Jesus é um programa de estudo sistematizado reflexivo-sistêmico desenvolvido pela FEEMT – Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, por meio do Projeto Espiritizar.
O que é o método reflexivo conscienial?
Desenvolvemos no âmbito do Projeto Espiritizar o método reflexivo-consciencial, com o objetivo de investigar as Leis, de forma a despertar a vontade de aplicação dos conceitos profundos ensinados pela Doutrina Espírita, que se fundamenta nas próprias Leis Divinas presentes em nossas consciências.
“A sublime oração de Francisco de Assis tem um caráter cósmico, universal, constituindo-se em um convite para trilharmos um caminho de autoconhecimento, autodomínio e autotransformação para a construção de um novo Eu.
A obra A Sublime Oração de Francisco de Assis faz um estudo reflexivo psicológico transpessoal-consciencial da célebre oração, na qual Francisco de Assis nos ensina a conquistar 3 níveis de consciência:
Pacificação – O primeiro nível de consciência acontece após o apelo que o aprendiz sincero e verdadeiro faz ao Mestre: Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz!
Disponibilização – O segundo nível de consciência acontece quando o aprendiz sincero e verdadeiro faz o apelo: Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado.
Autonomia – O terceiro nível de consciência acontece quando o aprendiz sincero e verdadeiro diz: Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.“
Para que o aprendiz sincero e verdadeiro possa desenvolver esses três níveis de consciência, é fundamental que faça exercícios de aprendizado com esforços continuados, pacientes e perseverantes.
Todo esforço em direção ao Bem maior vale a pena, pois nos proporciona a felicidade tão almejada por todos.
Alírio de Cerqueira Filho. A Sublime Oração de Francisco de Assis. Editora Espiritizar. 2013, p. 7 – Apresentação.
O estudo de passagens dos Evangelhos e do Novo Testamento, sob a ótica espírita, buscando retirar dos ensinamentos e exemplos atemporais e imorredouros de Jesus as reflexões que trarão esclarecimentos e consolações que muito auxiliarão na travessia dos desafios existenciais e no aprimoramento moral do ser.
À semelhança dos dias em que Jesus viveu entre nós, os tempos atuais ensejam a restauração viva e atuante da Mensagem cristã, pois que, convertida em laboratório de experiências aflitivas, a Terra continua sendo campo rico de oportunidades para a vivência evangélica.”
Amélia Rodrigues. Primícias do Reino. Prólogo.
A Sociedade Espírita Caminho Verdade e Vida – SECVV – torna permanente o formato on-line do Estudo do Evangelho de Jesus – Amélia Rodrigues.
“A contribuição de Hermínio, (..) foge ao comum dos livros de divulgação doutrinária e evangélica, no campo espírita. É mais um extraordinário documentário ou cartilha de orientação, descendo aos pormenores daquilo que se pode chamar de elaboração séria, metódica, gradativamente desenvolvida, elucidativa de todo o contexto das intercomunicações e interligações entre vários planos vibratórios, no atendimento responsável e cristão da assistência espiritual em desobsessão. São horas vividas não apenas no círculo das tarefas mediúnicas propriamente ditas, mas num mapa por assim dizer comportamental durante as demais horas, na vigília e no sono, porquanto, na verdade, como reconhece o autor, “o segredo da doutrinação é o amor”.
FRANCISCO THIESEN
“Todos os dias a experiência nos traz a confirmação de que as dificul-dades e os desenganos com que muitos topam na prática do Espiritismo se originam da ignorância dos princípios desta ciência e feliz nos sentimos de haver podido comprovar que o nosso trabalho, feito com o objetivo de precaver os adeptos contra os escolhos de um noviciado, produziu frutos e que à leitura desta obra devem muitos o terem logrado evitá-los.Natural é, entre os que se ocupam com o Espiritismo, o desejo de poderem pôr-se em comunicação com os Espíritos. Esta obra se destina a lhes achanar o caminho, levando-os a tirar proveito dos nossos longos e la-boriosos estudos, porquanto muito falsa ideia formaria aquele que pensasse bastar, para se considerar perito nesta matéria, saber colocar os dedos sobre uma mesa, a fim de fazê-la mover-se, ou segurar um lápis, a fim de escrever.Enganar-se-ia igualmente quem supusesse encontrar nesta obra uma receita universal e infalível para formar médiuns. Se bem cada um traga em si o gérmen das qualidades necessárias para se tornar médium, tais quali-dades existem em graus muito diferentes e o seu desenvolvimento depende de causas que a ninguém é dado conseguir se verifiquem à vontade.”
(Introdução de O Livro dos Médiuns.)
“Estudai. Comparai, aprofundai. Temos dito incessantemente que o conhecimento da verdade só se obtém a esse preço. Como quereis chegar à verdade, interpretando tudo segundo as vossas ideias acanhadas, que tomais por grandes ideias? Não está longe, porém, o dia em que o ensino dos Espíritos será uniforme em toda parte, tanto nos detalhes como nos pontos principais (…)”.
(Kardec, Allan. O Livro dos Médiuns. 2ª imp. Brasília: FEB, 2-13, p.342)