Área de Atendimento Espiritual

O Atendimento Espiritual na Casa Espírita tem como proposta básica, acolher as pessoas, por meio de ações fraternas e continuadas, de conformidade com os princípios do Evangelho à luz da Doutrina Espírita, oferecendo aos que frequentam a Casa Espírita, como atendidos ou atendentes, o apoio, o esclarecimento, a consolação, a assistência espiritual e moral, com a ajuda das inspirações do Plano Superior da vida que por intermédio do Espírito de Verdade nos diz: 

Sou o grande médico das almas, e venho vos trazer o remédio que vos há de curar. Os fracos, os sofredores e os enfermos são os meus filhos prediletos, e eu venho salvá-los. Vinde, pois, a mim, todos vós que sofreis e que estais sobrecarregados e sereis aliviados e consolados. Não procureis em outro lugar a força e a consolação, pois o mundo é impotente para dá-las. Deus dirige um supremo apelo aos vossos corações, por meio do Espiritismo. Escutai-o. […] 

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 7. imp. Brasília: FEB, 2018. cap. 6 – O Cristo Consolador, Advento do Espírito de Verdade, it. 7.

Área da Comunicação Social

A Área de Comunicação Social Espírita com o objetivo de atender o público interno da SECVV e de divulgar o Espiritismo em âmbito externo trabalhará amorosamente com verdade,  esforço e perseverança,  no desenvolvimento de suas atividades visando contribuir,  
efetivamente, para esclarecer,  consolar e orientar o Espírito imortal. 
A Comunicação Social tem por finalidade:
– propiciar condições para o diálogo fraterno entre aquele que emite a mensagem (emissor) e o interlocutor  (receptor),
– tornar comuns as notícias e dados de interesse do movimento espírita às pessoas,  às instituições e ao público de modo geral;  e,
– paralelamente,  facilitar,  pela interação,  o conhecimento doutrinário espírita a esses mesmos públicos, 
De tal forma que a mensagem esclarecedora e consoladora do Espiritismo esteja ao alcance e a serviço de todos no campo moral e espiritual. 
“Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.
Jesus  (Marcos 16:15)
“Ninguém acende uma candeia para pô-la debaixo do  alqueire; põe-na, ao contrário, sobre o candeeiro, a fim de que ilumine a todos os que estão na casa”. 
Jesus  (Mateus 5:15)
Orientação à Comunicação Social Espírita da FEB – set/2013)

Área de Atendimento e Promoção Social Espírita

“A Assistência Social Espírita tem por finalidade atender às famílias , em vulnerabilidade e risco social, que procuram o centro espírita, ou que por algum modo, possam ser abrangidas pela ação comunitária desenvolvida pela instituição, conjugando-se a ajuda material, o socorro espiritual e a orientação moral- doutrinária, com vistas à sua promoção social e crescimento espiritual.”
( Federação Espírita Brasileira. Orientação ao Centro Espírita. Cap. 8, it. 3- a.)

Área de Estudo para a Prática da Mediunidade.

“Todos os fenômenos espíritas têm por princípio a existência da alma, sua sobrevivência ao corpos suas manifestações; todos os espíritos em dadas circunstâncias, podem manifestar-se aos homens, esses Espíritos se comunicam por meio dos médiuns, que lhes servem de instrumentos e de intérpretes .
(Livro dos Médiuns – Cap. II. Tradução Evandro Noleto, 2ª ed. 2013, p. 25). 
“A mediunidade que vige latente no organismo humano , aprimora-se com o contributo da consciência de responsabilidade e mediante a atenção que o exercício da sua função bem direcionada lhe conceda.
A mediunidade é ponte valiosa, unindo os hemisférios da vida e da morte física, eliminando distâncias e preenchendo o fosso separatista existente entre ambos. Por ela transitam as energias libertadoras do conhecimento, do amor, da razão.”
(Consciência e Mediunidade – Manoel Philomeno de Miranda, 7ª ed. 2016, p 14).
 “A mediunidade, conforme sabemos, exige exercício disciplinado, sintonia com as esferas superiores, meditação constante, isto é, vida íntima ativa e bem direcionada, ao lado do conhecimento do seu mecanismo e estrutura de modo a tornar-se faculdade superior da e para a vida”.
(Manoel Philomeno de Miranda. Loucura e Obsessão, Cap. 22, pág.290, 8ª ed. 1998)

Área de Estudo do Espiritismo.

A Área de Estudo do Espiritismo tem como objetivo produzir estudos sérios sobre a Doutrina Espírita tanto para seus trabalhadores quanto para frequentadores da SECVV e em consequência auxiliar na formação de homens e mulheres de bem. Assim, trabalhará criteriosamente com esforço e perseverança, no desenvolvimento de suas atividades visando contribuir, efetivamente, para esclarecer, consolar e orientar o Espírito imortal.    Fundamentação

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar as ideias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns. Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas consequências.”

ALLAN KARDEC (Obras Póstumas, “Projeto 1868”).

“O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá.”

ALLAN KARDEC (O Livro dos Espíritos, Introdução, item VIII).